Encontros Internacionais de Guitarra

Esta iniciativa realiza-se ininterruptamente desde 2007. Por este palco passaram, ao longo dos anos, nomes como os dos músicos Pedro Caldeira Cabral, António Chainho, Fernando Alvim, Paulo Soares, Cordis, Marta Pereira da Costa, Luísa Amaro, Rão Kyao, João Tore do Valle, Kanale Auer, Duo Raposo, Paulo Vaz de Carvalho ou Dejan Ivanovitch, além dos compositores portugueses como Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa, Sérgio Azevedo, Vasco Martins ou Natália Pikoul e, ainda, de orquestras como a alemã NRW, de Dortmund, de Doc Rossi, Marina Rosenberg ou ainda nomes como Luis Goes, Jorge Cravo, José Vilhena entre muitos outros.
Estes Encontros procuram a promoção da guitarra enquanto instrumento solístico individual e de orquestra. Tendo ainda como preocupação contribuir para a divulgação e internacionalização dos seus intérpretes, a criação de novos públicos e estimulação da aprendizagem da guitarra, seja ela portuguesa ou clássica, tendo em vista a descoberta de novos valores e potenciais aprendizes. Pretendemos ainda a divulgação de novo repertório para estes instrumentos e criar condições para a composição de outras e novas obras que venham a enriquecer o património bibliográfico musical. Destaca-se a diversidade cultural ligada a este instrumento quer através de divulgação de música africana, do Jazz , da morna, do fado ou ainda pela música erudita.

Outubro 2016
“A CGD tem assumido um papel ativo na comunidade, privilegiando a criação de valor global para os clientes particulares, empresas ou instituições locais. Este é um compromisso que a Caixa tem assumido e renovado sucessivamente no relacionamento com a comunidade onde estamos inseridos. A CGD apoia estes Encontros desde a sua 1ª edição, numa ação continuada de divulgação da música, criação de novos públicos e promoção da atividade cultural.”

Próximos Concertos