Daniel Bernardes (1986–)
Duas miniaturas para Sophia (Poemas: Sophia de Mello Breyner)
1. Data
2. Barco
Camargo Guarnieri (1907–1993)
Treze Canções de Amor
1. Canção do passado (Poema: Corrêa Junior)
2. Se você compreendesse… (Poema: Rossine Camargo Guarnieri)
3. Milagre (Poema: Olegário Mariano)
4. Você (Poema: Francisco de Mattos)
6. Em louvor do silêncio (Poema: Corrêa Junior)
7. Ninguém mais… (Poema: Cassiano Ricardo)
8. Por que? (Poema: Camargo Guarnieri)
11. Segue-me (Quadra popular)
13. Você nasceu (Poema: Rossine Camargo Guarnieri)
António Portugal (1931–1994)
Trova do vento que passa (Poema: Manuel Alegre)
Alain Oulman (1928–1990)
Abandono (Poema: David Mourão-Ferreira)
Astor Piazzolla (1921–1992)
Balada para un loco (Poema: Horacio Ferrer)
Oblivion
Los pájaros perdidos (Poema: Mario Trejo)
Millonga de la Anunciación (Poema: Horacio Ferrer)
CANÇÃO é o álbum de estreia a solo de Lara Martins que se propõe seja apresentado em concerto. Uma belíssima colecção de canções de ambos os lados do Oceano Atlântico, abrangendo tango, música brasileira, fado e canções clássico-jazzísticas contemporâneas do pianista e compositor Daniel Bernardes. Um programa apaixonante, que apresenta um diálogo entre as influências clássicas e populares na composição dos últimos 100 anos, numa viagem através da cultura ibero-americana na música.
Reconhecida como uma cantora internacional, bem como uma atriz principal do teatro, as diversas vertentes de Lara Martins incluem: uma performance recorde como Carlotta em O Fantasma da Ópera de Londres; Rainha da Noite da Flauta Mágica e Cunegonde de Candide (Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa), para citar apenas alguns. O repertório de Lara revela uma cantora com grande versatilidade: de Mozart a Sondheim, Donizetti, Richard Strauss, Manuel de Falla, Kurt Weill, Gershwin, Bernstein ou A. Lloyd Webber.
Cada peça de “CANÇÃO” faz parte de uma cuidadosa seleção de importantes influências musicais e culturais na carreira e na vida de Lara, como ela diz em suas próprias palavras, “Reflexo da sociedade em que se insere, esse repertório também representa uma identidade coletiva, atuando como um elo na cadeia intercultural. Com este princípio em mente, e partindo das minhas próprias raízes culturais, decidi explorar o triângulo entre o Tango (Astor Piazzolla), a Música Brasileira (Guarnieri) e o Fado (três temas que Amália Rodrigues fez dela), com a adição de um toque de modernidade na forma de duas miniaturas de Daniel Bernardes.”
CANÇÃO tem composições de cinco compositores, começando com o tango do fundador do nuevo tango da Argentina, e virtuoso do bandoneon, Astor Piazzolla (19s21-1992). Lara adora a “verve dramática, teatral e sedutora” da música de Piazzolla.
O CANÇÃO apresenta ainda duas peças musicais em miniatura – Data e Barco – compostas especificamente para Lara pelo compositor português Daniel Bernardes ao lado da poesia da célebre poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner. Essas canções abrangem influências do jazz em temas clássicos e modernos de jazz. Como Lara reflete, “Essas duas belas canções, Data e Barco, de caráter irresistivelmente íntimo, são excelentes exemplos de música que traduz conteúdo poético e, ao mesmo tempo, o fortalece”.
A maioria das peças do CANÇÃO são de autoria do falecido compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907 – 1993). Pouco antes de seu falecimento, em 1993, Guarnieri recebeu o Prémio Gabriela Mistral da Organização dos Estados Americanos como reconhecimento por sua obra como o maior compositor contemporâneo das Américas.
As 3 últimas composições de CANÇÃO são o momento mágico do álbum com o fado ‘Trova do Vento que Passa’ de Alain Oulman, uma das faixas em destaque no álbum. Apresentada com ternura, a voz de Lara paira à beira de um profundo abismo emocional e mantém a tensão perfeitamente equilibrada no fado, “Peço ao vento que passa / Notícias do meu país / E o vento apaga a desgraça / O vento não me diz nada.”
As composições finais do CANÇÃO – ‘Com que voz’ e ‘Abandono’ – são também do compositor português Alain Oulman, que escreveu alguns dos maiores êxitos de Amália Rodrigues. Fado e tango são géneros entrelaçados na jornada musical pessoal de Lara, como ela diz em suas próprias palavras, “Do canto do Tango à intimidade do Fado, a interpretação começa com a palavra escrita, englobando uma viagem transatlântica que deixou marcas no meu coração.”
CANÇÃO foi produzido pelo autor e musicólogo Tiago Manuel de Hora, cofundador da empresa portuguesa de gestão cultural Artway Culture & Arts que programa um conjunto de concertos, espectáculos e gravações de discos para projectos especiais.