fbpx

13 de Setembro 2024

Programa

“Aos Justos entre os Justos”

inserido no Ciclo “Concertos da Justiça

13 de setembro, pelas 19h

 Museu Aristides de Sousa Mendes

 Cabanas de Viriato

 

Aristides de Sousa Mendes foi um homem cuja coragem e sentido de justiça se destacaram num dos períodos mais sombrios do século XX. Como Cônsul de Portugal em Bordéus durante a Segunda Guerra Mundial, Sousa Mendes desafiou ordens superiores e arriscou a vida e a carreira para emitir vistos de entrada em Portugal a milhares de judeus e outros perseguidos pelo regime nazi.
Este concerto presta homenagem à memória de Aristides de Sousa Mendes, mas também reflete sobre a relevância atual da sua ação num mundo onde a crise dos refugiados continua a ser uma das maiores preocupações humanitárias. O Conselho Superior da Magistratura tem manifestado a sua preocupação com a situação dos refugiados, defendendo os princípios de justiça e humanidade que Aristides Sousa Mendes representou.

O evento é  uma celebração da coragem, justiça e humanidade, valores que Aristides de Sousa Mendes personificou.

 

Iniciativa
Conselho Superior da Magistratura, em parceria com o Tribunal da Relação de Coimbra, o Tribunal Judicial da Comarca de Viseu, a Câmara Municipal do Carregal do Sal e a Orquestra Clássica do Centro,

Apoio
Dgartes / MC

“Aos Justos entre os Justos”,
inserido no Ciclo “Concertos da Justiça

Katerina Kotsou, soprano – Dario Prola, tenor
Quarteto de Cordas Orchestra Classica Do Centro
Pedro Carvalho, I violino – Ana Carvalho, II violino
Cristóvão Andrade, viola – Lauro Lira, violoncelo
Massimo Salotti, piano

PROGRAMA

Alfredo Catalani In Sogno
Francesco Cilea Io son l’umile ancella (Adriana Lecouvrer)
Ruggero Leoncavallo Vesti la giubba (I pagliacci)
Alfredo Catalani Ebben andrò lontano (La Wally)
Ruggero Leoncavallo Mattinata
Pietro Mascagni Sogno, Intermezzo (Guglielmo Ratcliff)
Giacomo Puccini Addio fiorito asil (Madama Butterfly)
Giacomo Puccini Un bel dì vedremo (Madama Butterfly)
Giacomo Puccini E lucevan le stelle (Tosca)
Giacomo Puccini Tu che di gel (Turandot)
Giacomo Puccini Crisantemi
Giacomo Puccini Oh mio babbino caro (Gianni Schicchi)
Giacomo Puccini Nessun dorma (Turandot)
John Williams Tema do filme “A Lista de Schindler ” –
Pietro Mascagni Intermezzo (Cavalleria Rusticana)
Ennio Morricone Se tu fossi nel mio cuore (Nuovo Cinema Paradiso)
Ennio Morricone Gabriel’s Oboe (The Mission)
Ennio Morricone E più ti penso (C’era una volta in America e Malèna)

A Associação Orquestra Clássica do Centro tem a sua sede bem como a responsabilidade de gestão cultural no / do Pavilhão Centro de Portugal (da autoria dos arquitetos Siza Vieira e Souto Moura), no Parque Verde do Mondego em Coimbra. Para além dos concertos que constituem a sua atividade principal, organizou/a concursos, conferências, exposições, festivais, encontros, edição de livros e / ou Cd´s, entre muitas outras iniciativas. . Fomentar a cultura musical, dimensionar a vertente pedagógica e conferir apetência para ouvir e apreciar música erudita, têm sido e continuarão a ser alguns dos seus principais objetivos. A OCC conta com o apoio Institucional da Câmara Municipal de Coimbra e o apoio da DGArtes | Ministério da Cultura. Tem como Mecenas a EFAPEL. Tem protocolos assinados com várias Câmaras Municipais, Escolas de Música e outras Instituições. Realizou o concerto – estreia em Dezembro de 2001, tendo desde 2021 como maestro titular Sergio Alapont.  Em julho de 2013 foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Coimbra.

A soprano grega Katerina Kotsou  é conhecida pela  voz forte e colorida. Mudou-se para  Itália para se aperfeiçoar na Academia de Arte Lírica de Osimo ‘Accademia d’arte lirica Osimo’. Foi vencedora e finalista de muitos concursos internacionais como (Lauri Volpi, Franca Mattiucci, Trofeo la Fenice, Alfredo Giacomotti, homenagem a Maria Callas). No repertório de ópera, fez a sua estreia em papéis como Eleonora (il Trovatore) Anfiteatro Aberto Livadia, maestro TodorKabakzief, Cio Cio San (Mma Butterfly) Como maestro Bruno dal Bon, Santuzza ( Cavalleria Rusticana) teatro Verdi Montecatini maestro Alberto Veronesi .
Em 2018 frequentou a Academia Puccini em Torre del Lago Puccini que lhe deu a oportunidade de interpretar  a  Princesa Turandot (TURANDOT) no Festival Puccini com direção do maestro Martin Ozolins. Frequentou também a academia Mascagni. 

Realizou concertos em Lucca, Itália e no Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, Açores com a Orquestra Clássica do Centro

O tenor Dario Prola natural de  Aosta, Itália,  estudou canto na Accademia della Voce di Torino com Vittorio Marciano e frequentou master classes com Claudio Desderi, Sherman Lowe e Katia Ricciarelli. Em novembro de 2014 foi premiado como finalista no Concurso Internacional »Salvatore Licitra« e como vencedor do Concurso Internacional »Magda Olivero«. A partir de 2004, realizou inúmeras atividades com o Teatro Regio de Turim, onde foi assistente de direção para a produção de “L’amore dei tre re” em abril de 2005 e a partir de outubro assumiu funções de assistente de direção de palco nas produções de “Aida”, “Manon Lescaut” e “La bohème”.

Apresentou-se, ente outros,  no Teatro Regio de Turino, La Fenice em Veneza, o Teatro Manuel em Malta, o Teatro Magnani em Fidenza e o Teatro Alfieri em Asti.
Em 2015,  fez sua estréia como Calaf na ópera »Turandot« integrada ni  festival »Luglio Musicale Trapanese« Em  2016 apresentou-se nos teatros de Bérgamo, Pavia e Como, nas óperas –  Radamés n “Aida” em Cluj-Napoca  e como Pinkerton em “Madama Butterfly” em Trapani. Em 2017 integrou o elenco da Ópera  “Madama Butterfly” em Bucareste e como Calaf em “Turandot” no Teatro Kiel na Alemanha e Omã. Participou com  a Orquestra Clássica do Centro no concerto realizado no  Museu Carlos Machado em  Ponta Delgada, Açores.  

Massimo Salotti, pianista e compositor formou-se aos 18 anos e posteriormente especializou-se na Academia Internacional de Piano de Imola , Itália, tendo sido vencedor  de inúmeros primeiros prémios nacionais e internacionais como pianista e camerista (é fundador do Alban Berg Duo).

 Colaborou  com Andrea Bocelli, Katia Ricciarelli, Plácido Domingo, Vittorio Grigolo, Gabriele Viviani, Massimo Cavalletti, Roberto Servile, Maria Billeri. Paralelamente à sua atividade concertística, desenvolve uma intensa atividade cultural realizando  conferências, masterclasses ou  seminários  em colaboração com nomes como Roberto Prosseda, Maurizio Baglini, David Lynch, Patrick Gallois, Jànos Balint, Giles Bae, Sergio Alapont, Cristiano Rossi, Bruno Monsaingeon, Valentina Lisitsa, Laura Morante, Alessandro Haber, Alessandro Preziosi, Alessio Bocci, Isa Danieli.

 Apresenta-se regularmente em países como o Brasil, Inglaterra, Escócia, Coréia, Grécia, Emirados Árabes Unidos ou  Portugal.