Orquestra Clássica do Centro
Art’ Amoris Ensemble
Maestro Sergio Alapont
Fiordiligi – Melissa Purnell
Dorabella – Martina Mazzola
Despina – Sara Semilia
Ferrando – Luciano Giambra
Guglielmo – Filiberto Bruno
Don Alfonso – Liu Haoran
Encenação e direção do coro – Carla Pais
Participação das Escolas Superiores de Música Italianas
– de “A. Scontrino” – Trapani
– de “A. Toscanini” – Ribera
– de “L. Cherubini” – Florença
“Assim o fazem todas”. É este o título, na sua tradução literal para português, da terceira obra de um trio de óperas escritas por Mozart em colaboração com o libretista Lorenzo Da Ponte. A derradeira ópera em italiano escrita por Mozart, serve de conclusão a um ciclo dedicado à “comédia humana”, usando a versatilidade característica da Opera Buffa para satirizar, caricaturar e explorar, a sociedade oitocentista, com os seus defeitos, excessos e ambivalência entre um falso moralismo decadente, vigente na época, e a ética natural dos valores humanos cuja presença se sentia cada vez mais graças aos iluministas. Esta obra que, ao tempo, foi incompreendida, e que entretanto logrou receber o devido reconhecimento e elogio pelas salas de espectáculo de todo o mundo, hoje constitui uma das mais célebres óperas de Mozart, sendo também um corolário da chamada “trilogia Da Ponte”, recheada de várias páginas da mais bela música do repertório operático até hoje escrito. “ Rodrigo Queirós
Ato I Dois oficiais, Ferrando e Guglielmo, estão em férias com as suas noivas, as irmãs Dorabella e Fiordiligi, no Skyline Motel perto de Pleasure Garden. Um novo amigo dos oficiais, Don Alfonso, fala-lhes das suas dúvidas acerca da fidelidade das mulheres e desafia-os a fazer uma aposta: ele irá provar que as suas amantes lhes serão infiéis, como qualquer mulher. Os rapazes defendem as suas noivas e aceitam o desafio. Na manhã seguinte, Fiordiligi e Dorabella sonham acordadas com os seus amantes enquanto passeiam. Alfonso diz-lhes que os rapazes foram chamados para a guerra. Depois de lhes dizerem adeus, as raparigas f icam inconsoláveis. Despina, a criada do motel, queixa-se do trabalho excessivo que tem. Quando as irmãs regressam com o coração desfeito, ela encoraja-as a gozar a liberdade e a encontrar novos amantes, mas Fiordiligi e Dorabella não acolhem nada bem a ideia de traição. Don Alfonso suborna Despina para o ajudar a apresentar as irmãs a dois “jovens amigos seus”, que são na verdade Guglielmo e Ferrando disfarçados. Quando os novos pretendentes tentam conquistar as irmãs, as raparigas sentem-se ultrajadas e recusam ouvir qualquer declaração de amor. Os jovens estão confiantes de ter ganho a aposta. Mas Alfonso tem outro plano: que f injam um envenenamento de modo a ganhar a simpatia das irmãs. Despina e Alfonso saem para procurar ajuda, deixando as duas irmãs cuidando dos estranhos. Despina reaparece disfarçada de “doutor Magnético” e finge curar o doente com a sua estranha máquina de vibrações. Quando Ferrando e Guglielmo lhes pedem beijos para que a recuperação seja total, as irmãs rejeitam-nos de novo, mas é claro o interesse que elas começam a mostrar pelos estranhos.
Ato II Despina admoesta Fiordiligi e Dorabella por não saberem lidar com homens. As irmãs acham que Despina talvez tenha razão – não pode haver mal em se divertirem com uns estranhos bem-parecidos. Escolhem o homem de quem gostam, cada uma delas escolhendo o noivo da outra. Don Alfonso traz as damas ao Pleasure Garden para encontrarem de novo os pretendentes. No terreiro da feira, Dorabella responde depressa aos avanços de Guglielmo mascarado. Ela aceita uma prenda e retira o seu medalhão com o retrato de Ferrando. Fiordiligi, contudo, recusa ceder a Ferrando, apesar de admitir a si mesma que o seu coração foi conquistado. Ferrando está certo de ter ganho a aposta. Guglielmo está feliz por saber que Fiordiligi lhe foi fiel, mas quando ele mostra ao amigo o retrato que obteve de Dorabella, Ferrando fica furioso. Guglielmo pede a Alfonso para lhe pagar a sua parte da aposta, mas Alfonso lembra-lhe que o dia ainda não acabou. Fiordiligi condena Dorabella pela sua traição e resolve deixar o Pleasure Garden e juntar-se ao seu amado. Ferrando aparece de repente e declara o seu amor por Fiordiligi com renovada paixão. Enquanto Guglielmo observa impotente, ela finalmente aceita. Don Alfonso encoraja os dois amigos a perdoarem as suas prometidas e a casaremse com elas. Ao fim e ao cabo, o seu comportamento apenas revela a natureza humana. As irmãs concordam em casar com os jovens estranhos, e Despina, personalizando um notário, faz as honras da cerimónia. Subitamente, Alfonso anuncia que Guglielmo e Ferrando voltaram da batalha. Em pânico, as irmãs escondem os seus presumíveis maridos, que, entretanto despojados dos disfarces, ficam horrorizados ao descobrir os contratos de casamento. Finalmente, os homens revelam toda a charada, e Fiordiligi e Dorabella pedem perdão. Alfonso propõe que os amantes aprendam a lição.
Violinos I
Pedro Carvalho
Ana Carvalho
Maria Bonina
Rodrigo Queirós
Fabiana Fernandes
Mara Figueiredo
Violinos II
Dina Pinto
Elisabete Leal
Vera Alemão
José Quijada
Alfeu Carneiro
Violoncelos
Lauro Lira
Raquel Ribeiro
Burak Ozkan
Violas d’Arco
Bruno Sousa
Manuel S. Costa
Ana Alves
Márcia Marques
Contrabaixos
Joana Lopes
Marlene Gomes
Oboés
Francesco Sammassimo
Jonathan Costa
Flautas
Mafalda Carvalho
Ana Costa
Clarinetes
Samuel Marques
Jorge Sousa
Fagotes
Andreia Pereira
Bruna Carvalho
Trompas
Nelson Braga
Francisco Ferreira
Trompetes
João Ramos
Sérgio Pereira
Tímpanos
Davy Tremlet
Cembalo
Gerardo Felisatti
Maestro
Sergio Alapont
Solistas
Melissa Purnell
Chiara Geraci
Martina Mazzola
Aurora Baiamonte
Sara Semilia
Alida Capobianco
Luciano Giambra
Filiberto Bruno
Liu Haoran
Gerardo Felisatti
Coro:
Sopranos
Alice Luna
Ana Filipa Costa
Gabriela Ribeiro
Inês Batista
Inês Borges
Margarida Sankova
Altos
Florence Lobo
Inês Quedas
Júlia Vinaud
Júlia Rodrigues
Mariana Prino
Susana Milena
Tenores
Carlos Filipe
Everson Vantil
Gustavo Queirós
João Dias
Baixos
Dinis Vaz
Pedro Borges
Pedro Vasconcelos
Convidados
Gabriele Carbone
Federica Caruso
Angela Genovese
Salvatore Riggio
Christian Rimasti
Encenação
Carla Pais
Som e Luz
Rodolfo Cardoso
Paulo Nogueira