A cegueira de um compositor e a visão na ciência de uma doença rara
O Laboratório de Biomedicina Mitocondrial e Teranóstica,
em conjunto com a Orquestra Clássica do Centro,
convida Vª Exª a participar no nosso próximo evento de comunicação de Ciência
Dentro das celebrações dos 730 anos da Universidade de Coimbra, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), pelo Laboratório de Biomedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT), em parceria com a Orquestra Clássica do Centro (OCC), irão juntar esforços num concerto de sensibilização para a literacia científica.
A iniciativa é uma das 10 premiadas no âmbito do Concurso de Promoção de Cultura Científica, UC730.
A atividade terá como principal objetivo a consciencialização da sociedade sobre uma doença rara, a Neuropatia Óptica Hereditária de Leber (LHON). A LHON é uma atrofia do nervo óptico, hereditária, que leva à cegueira progressiva, tipicamente em adultos jovens, que perdem drasticamente a visão, comprometendo de forma grave a sua qualidade de vida.
Programa
Compositores com cegueira
Concerto comentado por David Wyn Lloyd da OCCExperiência com público “Sou Doente por uma hora”: uso de óculos que simulam cegueira LHON
LHON e Cegueira Súbita
Professora Drª Manuela Grazina e equipa LBioMiT (CNC, e Faculdade de Medicina da UC)Neuro-oftalmologista, Dr. Miguel Raimundo (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra)Testemunho de dois doentes com LHON
A participação no evento, que garante o cumprimento de todas as regras de segurança e distanciamento social impostas pela DGS, é limitada aos lugares disponíveis.
A inscrição é obrigatória e pode ser efetuada por telefone (916994160, 239824050) ou email (occ@orquestraclassicadocentro.org).
A inscrição é obrigatória e pode ser efetuada por telefone (916994160, 239824050) ou email (occ@orquestraclassicadocentro.org).