CONCERTO CLAVE de LUA
Reserva Bilhetes (a partir das 14h 18/05)
Orquestra Clássica do Centro
Mário Lúcio
Coro Coimbra Vocal
Maestro Diogo Costa
Mosteiro Santa Clara-a-Nova
22 maio 2021 | 19H30
A serenata é uma prática cultural comum em Cabo Verde. Pequenas formações (violão, cavaquinho, violino, viola de 10 cordas) compõem a base para voz, privilegiando a doçura, o romance, a poética. São cânticos na noite, para alguém na noite e para a própria noite, mais precisamente ao luar e para o luar. Coimbra e outras regiões de Portugal cruzam-se nessas manifestações com as cidades de todas as ilhas de Cabo Verde. Agora, confluem misturando o violão e a voz de Mário Lúcio com os instrumentos da Orquestra Clássica do Centro e as vozes do Coro Coimbra Vocal.
Os concertos lembram a noite das ilhas e as sonoridades barrocas comuns. Mário Lúcio
Neste concerto que se realizará no dia 22 de maio pelas 19h30 no exterior do Mosteiro de Santa Clara – a- Nova, faremos uma viagem pelas mais belas composições originais do autor/compositor Mário Lúcio (trovas, Mornas e Coladeiras), e interpretações de compositores como Trindade, Zeca Afonso ou Eurico Carrapatoso que evocam o amor, a saudade, o destino, o mar e a Lua.
Segundo a Presidente da Direção da Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins, o “dia 21 de Maio é um dia pleno de significado, por ser o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, tendo a UNESCO classificado a diversidade cultural como património comum da humanidade. Nesta data assinalamos a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, como forma de incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união. “Neste dia, no ano de 2014, o então Ministro da Cultura de Cabo Verde, Dr. Mário Lúcio Sousa, convidou a Orquestra Clássica do Centro a deslocar-se a Cabo Verde para colaborar na criação e apresentação da Orquestra Nacional de Cabo Verde. A OCC participou no concerto-estreia e regressou nos anos seguintes, na mesma data. Nessa altura foi atribuído o título de Maestro Honorário Vitalício ao maestro da OCC à época e a OCC foi considerada como membro fundador e parte integrante Orquestra Nacional de Cabo Verde. Em 2021 marcamos de novo ENCONTRO com Mário Lúcio.
No dia 21 o encontro será no Pavilhão Centro de Portugal tendo como tema justamente Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.
No dia 22 concretizaremos o sonho de realizar um concerto juntos, em Coimbra, num espaço também ele pleno de simbolismo da nossa cidade: o Convento de Santa Clara a Nova, quando se assinalam os 750 anos do nascimento da mulher que é um símbolo do culto pelo respeito pelos outros, aliás, uma das facetas mais marcantes daquela que marcou os tempos da Sua e da Nossa História.
Será esta, também, uma forma de concretizar pela música o preenchimento pleno do significado da data que lhe é reconhecido / atribuído pela ONU – cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união,” disse.
O concerto terá entrada gratuita, mas sujeita a reserva prévia de lugar através do site da OCC ( www.orquestraclassicadocentro.org) ou no Pavilhão Centro de Portugal – a partir da próxima terça-feira, dia 18 de maio.
Este concerto é promovido pela
Orquestra Clássica do Centro
Tem o Apoio especial / Institucional : Câmara Municipal de Coimbra
Apoio da Dgartes / Ministério da Cultura
Colaboração : Confraria da Rainha Santa Isabel
Parceria : Brigada de Intervenção
Informações : 916 994 160 / 914980949