ENCONTROS com ALEXANDRE LINHARES FURTADO
Concertos, exposição de pintura e um Encontro com o autor integram o programa, aliando a Medicina, a Pintura e a Música, realidades que o cirurgião abraçou no seu percurso de vida.
16h00 RECITAL DE PIANO com ANTÓNIO OLIVEIRA
Programa
Fragoso (1897-1918)
Petite Suite – Prelúdio – Berceuse – Dança
F. Schubert(1797-1828)
2 Momentos Musicais | Nº 1 em Dó maior | Nº 3 em Fá menor
L. van Beethoven (1770-1827)
Sonata em dó maior nº21, op.53 “Waldstein”
I. Allegro con brio | II. Introduzione. Adagio molto | III. Rondo. Allegretto moderato – Prestissimo
F. Liszt(1811-1886)
Sposalizio
J. Vianna da Motta (1868-1948)
Ballade nº1, op.16
(É necessário o levantamento prévio de bilhete)
António Oliveira nasceu no Porto e iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Concluiu o bacharelato na classe de Sofia Lourenço, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus, estudou na Hochschule der Kunst de Berlim, na classe de Lazslo Simon. Prosseguiu a sua formação na Hartt School, Universidade de Hartford (Connecticut, EUA), onde obteve o diploma “Master of Music” na classe de Luiz de Moura Castro. Complementou os estudos com Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Mikail Pethukov, Carla Giudici e Emanuel Ax. Recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Maria Campina e foi finalista do Concurso “Emerson String Quartet Competition”. Regressado a Portugal, torna-se professor de piano no Conservatório de Música do Porto. Foi pianista do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto.
Tem realizado recitais a solo e de música de câmara em algumas das salas mais importantes do país e no estrangeiro. Tocou na Temporada de Concertos do Conservatório Nacional, Festivais de Outono em Aveiro, Festival Cistermúsica em Alcobaça, Festival de Música de Coimbra, Festival de Música do Palácio da Bolsa, Encontros de Piano do Porto, no CCC das Caldas da Rainha, no Cineteatro Louletano, no Centro Cultural de Belém e nos Teatros Municipais de Bragança e Rivoli. Gravou para a RTP e RDP Antena 2. Mantém uma estreita colaboração com o clarinetista António Rosa, com quem gravou dois CDs de Música Portuguesa do Séc. XXI. Este duo, Projecto XXI, recebeu o prémio para melhor grupo de música de Câmara do Festival Musiquem Lleida 2007. É membro fundador do PORTriO com o clarinetista Filipe Pereira e o violetista Hugo Diogo, com um primeiro CD editado em 2013.
Foi jurado do CIMCA 2011 “Concurso Internacional de Música de Câmara – Cidade de Alcobaça” e do Concurso do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga em 2010 e 2013.
Estreou e gravou com o soprano Ana Barros as obras Cicuta e Sept Épigrammes de Platon do compositor António Chagas Rosa. Em Julho de 2016, lançou Chopin & Liszt, o seu primeiro registo a solo. Fez a estreia mundial do 1º Concerto para piano e orquestra do compositor Telmo Marques. Gravou para a RTP o 2º Concerto para piano e orquestra de Rachmaninoff, como convidado do programa Música Maestro apresentado por Rui Massena. Apresentou-se a solo com Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica da ESART e Fundação Orquestra Estúdio sob a direcção de Rui Massena, Sandor Gyudi e Miguel Graça Moura.
17h00 APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXPOSIÇÃO E PINTURA “UMA PALETA DE SAUDADE”
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS PELO AUTOR
Horários da Programação
SÁBADO, 26 SET 2020
- 16h00
- RECITAL DE PIANO
- obras de António Fragoso, Franz Schubert, Ludwig van Beethoven, Franz Liszt e José Vianna da Motta. É necessário o levantamento prévio de bilhete
- 17h00
- APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO DE EXPOSIÇÃO E PINTURA “UMA PALETA DE SAUDADE”
- SESSÃO DE AUTÓGRAFOS PELO AUTOR - A exposição é da autoria de Alexandre Linhares Furtado, sendo dedicada à memória da sua mulher. Aqui a entrada far-se-à por ordem de chegada