fbpx

Exposição Pintura e Desenho de Alexandre Linhares Furtado

Exposição Pintura e Desenho de Alexandre Linhares Furtado

“Uma Paleta de Saudade”

em memória de sua mulher Arminda San-Bento Furtado

Pavilhão Centro de Portugal | Coimbra

 

Uma homenagem ao Amor

Só um cirurgião sonhador se poderia desfazer dos verbos, predicados e adjetivos para descrever “saudade”, tudo por causa de uma mulher, a sua. Linhares Furtado, o cirurgião que em 1969 começou a reescrever a história da cirurgia portuguesa, revela agora, em público, o seu outro lado, o de artista, porque foi com a pintura e o desenho que se completou o molde perfeito talhado para as suas mãos de cirurgião.

É essa “nova” história que agora se exibe na exposição de pintura e desenho que o cirurgião Linhares Furtado inaugura no dia 22 de agosto, no Pavilhão Centro de Portugal.

É ali que se conta uma nova história, com novos fatos e muita emoção. A homenagem à sua mulher, Arminda San-Bento, é a pedra de toque que justifica a abertura deste novo livro na vida de Linhares Furtado, o cirurgião que, nos tempos livres, se transformava em pintor. Primeiro recorrendo a um simples papel de embrulho e um lápis e só depois, a tela, o óleo e o acrílico.

As hortênsias, azáleas, orquídeas, as ilhas, o mar, as nuvens, os filhos, os netos e, o mais importante que tudo, a “sua Arminda” foram a inspiração. É de tudo isto que fala a sua exposição de pintura, porque era tudo isto que desafiava o cirurgião Linhares Furtado.

A Exposição estará patente a partir de dia 22 de Agosto no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, podendo ser visitada de terça-feira a sexta entre as 14h30 e as 19h. Aos Sábados e Domingo o horário é entre as 15h e as 19h30.

A inauguração da exposição realizar-se-à no dia 22 de agosto, reservada convidados e sujeita a inscrições, por força das restrições relacionadas com o Covid 19.

No dia 23 de agosto abrirá ao público em geral, sempre sujeita à limitação de permanência e entrada em simultâneo, pelas mesmas razões atrás referidas.

 

Organização : Associação Orquestra Clássica do Centro
Apoio: Sessão Distrital da Ordem dos Médicos | Centro Cirúrgico de Coimbra

A OCC tem o apoio Institucional da Câmara Municipal de Coimbra
e o apoio da Dgartes / Ministério da Cultura

Informações: 914 980 949

Hourly Schedule

3ª a 6ª

14:30 - 19:00
Aberto ao Público

Sábados e Domingos

15:00 - 19:30
Aberto ao Público

Date

Ago 23 2020 - Set 23 2020

Local Time

  • Timezone: America/New_York
  • Date: Ago 23 2020 - Set 23 2020

Local

Pavilhão Centro de Portugal
Coimbra

Organizador

Orquestra Clássica do Centro
QR Code
<