fbpx

Internacionalização

A Música é a grande embaixadora da fraternidade e da igualdade. A internacionalização da Orquestra Clássica do Centro tem sido uma opção estruturante desde a sua génese e concretiza-se nomeadamente na escolha do seu reportório, nas atividades de cooperação que procura promover, nas atividades pedagógicas que desenvolve, na cooperação humana em especial para as atividades artísticas entendidas como instrumentos de inclusão social e de desenvolvimento das pessoas e dos povos. 

A Orquestra Clássica do Centro tem procurado ao longo dos anos criar pontes com outros países, promovendo a partilha musical e instigando o enriquecimento cultural.

Cabo Verde ( a completar )

 

A Orquestra Clássica do Centro em Itália – Pontes culturais

No âmbito do apoio da Dgartes / Ministério da Cultura o ensemble de cordas da orquestra viajou até Itália onde interpretou um programa de obras de compositoras mulheres.

O programa designado por “Women in Music” – diz respeito à presença / ausência das mulheres na História da Música erudita.

Foram interpretadas obras de Ethel Smyth, Emilie Mayer,  Fanny Hensel, Teresa Carreño, Elfrida Andrée ou Clara Schumann.

Em cenários fantásticos e cheios de significado como o Lago Puccini, no local onde o compositor escreveu entre outras obras a  ópera ” La Bohème “. Em  Villa Ginori – Massarosa ou na Igreja di Santa Felicita junto à  Ponte Vechia em Florença, os concertos foram um sucesso, pelo reportório e pela interpretação do quarteto. Em Florença, e no âmbito da colaboração e da criação de Pontes que a OCC sempre preconizou ao longo das atividades que realizou ao longo dos seus vinte anos, teve a colaboração especial da Soprano Chiara Chiusi que se deslocará a Portugal para mais uma participação com a OCC no presente ano.

“Esperamos que a evolução da pandemia nos permita concretizar nos próximos tempos os projetos  que  nasceram desta viagem, deste Encontro com Itália.  

Pela Arte, pela Cultura, pela Música marcamos Encontros, participamos na construção da nossa Europa tão rica em diversidade cultural e que através da linguagem universal que é a  música contribuir para  viver / contruir  os ideais europeus como sejam a liberdade, paz e solidariedade.”

<