fbpx

MUSAS FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA – 2022

MUSAS

FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA

(3ª Edição)
17 | 30
s e t e m b r o
2 0 22

O “Musas – FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA nasce de uma parceria entre a Orquestra Clássica do Centro, o Município de Condeixa-a-Nova, o Museu Monográfico de Conimbriga- Museu Nacional/DGP…C e o PO.RO.S.

 

Com este “Festival” pretendemos marcar Encontro com / no Património Cultural Material, Imaterial e também Natural, com o propósito (também) de contribuir  para o sucesso da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da Unesco.

“Conimbriga – Cidade Romana e Território da Lusitânia Atlântica – exemplo de interação humana com o ambiente e centro cultural, artístico, viário e polo dinamizador do eixo da romanização no centro de Portugal” consta, como é de conhecimento público, da lista a Património Mundial pela Comissão Nacional da UNESCO

Classificada como monumento nacional, esta é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. São milhões os visitantes que por ali passaram ao longo dos últimos anos.

Falamos de Conimbriga, território do Município de Condeixa-a-Nova.  Uma região que é um verdadeiro tesouro arqueológico, museológico e natural, mesmo no Centro do País. Promovê-la, dá-la a conhecer, são formas de valorizar, de sensibilizar para o respeito e preservação do nosso Património.

Todos sabemos que o património cultural está em estreita ligação com o turismo, que este é fonte de riqueza e de trabalho, gerador de desenvolvimento.

Também sabemos que por todo o Globo é preocupação de quem governa aproveitar os recursos naturais ou patrimoniais para ter uma economia mais competitiva, gerar um aumento do fluxo turístico nos territórios por si geridos, assim implementando o desenvolvimento.

 

 

A nossa Região e os que a administram não são, felizmente, exceção, daí que seja consensual entre nós que as riquezas culturais, históricas, artísticas, naturais e até profissionais da nossa região podem e devem ser consideradas não como recursos inacessíveis ou de difícil conservação, mas como recursos únicos de promoção de um território que é fundamental dar a conhecer e oferecer a um público que, mercê dos meios de informação atuais, está cada vez mais preparado para as fruir.

É pois também um dos nossos objetivos, com este Festival, apresentar uma programação onde se procura juntar no mesmo espaço,

O PATRIMÓNIO MUSICAL E OS PATRIMÓNIOS ARQUITETÓNICO, PAISAGÍSTICO E HISTÓRICO

A música sendo, de facto uma linguagem universal, permite-nos construir pontes entre culturas e áreas de saber diversificadas. Estamos convencidos, tal como Sócrates escreveu, que a “Cultura cria riqueza” e nos transforma em pessoas melhores, possibilitando a criação de elos de ligação/respeito com/pelos outros.

Aliás, as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, tendo como  “ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.”

Assim, na presente edição  é conforme a estes objetivos

Neste  espaço único no país (e no Mundo) marcamos Encontro, com a diversidade e identidade Cultural, numa celebração da solidariedade internacional do diálogo e construção de Pontes que nos conduzam à Paz , que é essencial para construção do Lembramos e somos solidários com o apelo feito pela  Ucrânia para o reconhecimento da importância do centro histórico de Odessa, que está em perigo pelas razões infelizmente de todos conhecidas, pois faz  parte “não só do património ucraniano, mas também do património mundial”.

O Festival, na sua 3ª edição, irá decorrer em 3 palcos: 

  • Museu POROS
  • Ruínas de Conimbriga
  • Nas Buracas do Casmilo

 

De 17  a 30 de setembro, por estes palcos será possível assistir a Concertos (com orquestra na sua formação  Clássica ou de Câmara) de música erudita,  de música popular, além de conferências, cafés – concertos, sem esquecer a boa gastronomia da região que também ela nos leva à época dos Romanos .

Um programa atrativo pelo conteúdo e pelos espaços onde terão lugar: Do Museu POROS em Condeixa- a – Nova às Ruínas de Conimbriga passando pelas Buracas do Casmilo

Fica o Convite para quem quiser vir até Condeixa – a – Nova aproveitando a boa acessibilidade, a sua centralidade, mas também o encanto e hospitalidade de toda esta região.

Porque o Património (material e imaterial) é de todos nós. Cabe-nos valorizá-lo/ promovê-lo.  A  Música, sabemo-lo   é um instrumento privilegiado na Construção de Pontes entre culturas e povos , na Construção da Paz.

PROGRAMAÇÃO

17 Setembro 2022

Concerto de abertura – Festival Musas 2022

  Entre as 20h30 e as 21h00 os bilhetes / reservas podem ser realizados no local    IBÉRIA Museu ...

21:00
Quinta de S. Tomé Av. Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, nº 41, 3150-160 Condeixa-a-Nova, Portugal
Ver Informações
18 Setembro 2022

Buracas do Casmilo – Concerto comentado

Concerto comentado por - Helena Freitas (Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, d  iretora do Parque ...

18:30
Ver Informações
25 Setembro 2022

Visita guiada às Ruínas de Conimbriga

  ...

11:00
Conímbriga, Rua das Ruínas, Condeixa-a-Velha, Portugal
Ver Informações
25 Setembro 2022

De ODESSA a CONIMBRIGA

Ruínas de Conimbriga – Termas do Aqueduto De ODESSA a CONIMBRIGA Orquestra Clássica do Centro Tenor, Vladyslav ...

19:30
Conímbriga, Rua das Ruínas, Condeixa-a-Velha, Portugal
Ver Informações
28 Setembro 2022

Encontro com Vyacheslav Chernukho-Volich

  Informação : alteração do local para Museu PO.RO.S - auditório / previsão de chuva / nr ...

18:30
Quinta de S. Tomé Av. Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, nº 41, 3150-160 Condeixa-a-Nova, Portugal
Ver Informações
30 Setembro 2022

Café – concerto

MUSEU POROS Café - concerto Comentador  Mário Velindro ( Presidente da ISEC. Membro do Conselho Cultural ...

19:30
Quinta de S. Tomé Av. Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, nº 41, 3150-160 Condeixa-a-Nova, Portugal
Ver Informações
Nenhum evento encontrado!
<