MUSAS
FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA
(3ª Edição)
17 | 30
s e t e m b r o
2 0 22
O “Musas – FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA nasce de uma parceria entre a Orquestra Clássica do Centro, o Município de Condeixa-a-Nova, o Museu Monográfico de Conimbriga- Museu Nacional/DGP…C e o PO.RO.S.
Com este “Festival” pretendemos marcar Encontro com / no Património Cultural Material, Imaterial e também Natural, com o propósito (também) de contribuir para o sucesso da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da Unesco.
“Conimbriga – Cidade Romana e Território da Lusitânia Atlântica – exemplo de interação humana com o ambiente e centro cultural, artístico, viário e polo dinamizador do eixo da romanização no centro de Portugal” consta, como é de conhecimento público, da lista a Património Mundial pela Comissão Nacional da UNESCO
Classificada como monumento nacional, esta é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. São milhões os visitantes que por ali passaram ao longo dos últimos anos.
Falamos de Conimbriga, território do Município de Condeixa-a-Nova. Uma região que é um verdadeiro tesouro arqueológico, museológico e natural, mesmo no Centro do País. Promovê-la, dá-la a conhecer, são formas de valorizar, de sensibilizar para o respeito e preservação do nosso Património.
Todos sabemos que o património cultural está em estreita ligação com o turismo, que este é fonte de riqueza e de trabalho, gerador de desenvolvimento.
Também sabemos que por todo o Globo é preocupação de quem governa aproveitar os recursos naturais ou patrimoniais para ter uma economia mais competitiva, gerar um aumento do fluxo turístico nos territórios por si geridos, assim implementando o desenvolvimento.
A nossa Região e os que a administram não são, felizmente, exceção, daí que seja consensual entre nós que as riquezas culturais, históricas, artísticas, naturais e até profissionais da nossa região podem e devem ser consideradas não como recursos inacessíveis ou de difícil conservação, mas como recursos únicos de promoção de um território que é fundamental dar a conhecer e oferecer a um público que, mercê dos meios de informação atuais, está cada vez mais preparado para as fruir.
É pois também um dos nossos objetivos, com este Festival, apresentar uma programação onde se procura juntar no mesmo espaço,
O PATRIMÓNIO MUSICAL E OS PATRIMÓNIOS ARQUITETÓNICO, PAISAGÍSTICO E HISTÓRICO
A música sendo, de facto uma linguagem universal, permite-nos construir pontes entre culturas e áreas de saber diversificadas. Estamos convencidos, tal como Sócrates escreveu, que a “Cultura cria riqueza” e nos transforma em pessoas melhores, possibilitando a criação de elos de ligação/respeito com/pelos outros.
Aliás, as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, tendo como “ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.”
Assim, na presente edição é conforme a estes objetivos
Neste espaço único no país (e no Mundo) marcamos Encontro, com a diversidade e identidade Cultural, numa celebração da solidariedade internacional do diálogo e construção de Pontes que nos conduzam à Paz , que é essencial para construção do Lembramos e somos solidários com o apelo feito pela Ucrânia para o reconhecimento da importância do centro histórico de Odessa, que está em perigo pelas razões infelizmente de todos conhecidas, pois faz parte “não só do património ucraniano, mas também do património mundial”.
O Festival, na sua 3ª edição, irá decorrer em 3 palcos:
- Museu POROS
- Ruínas de Conimbriga
- Nas Buracas do Casmilo
De 17 a 30 de setembro, por estes palcos será possível assistir a Concertos (com orquestra na sua formação Clássica ou de Câmara) de música erudita, de música popular, além de conferências, cafés – concertos, sem esquecer a boa gastronomia da região que também ela nos leva à época dos Romanos .
Um programa atrativo pelo conteúdo e pelos espaços onde terão lugar: Do Museu POROS em Condeixa- a – Nova às Ruínas de Conimbriga passando pelas Buracas do Casmilo
Fica o Convite para quem quiser vir até Condeixa – a – Nova aproveitando a boa acessibilidade, a sua centralidade, mas também o encanto e hospitalidade de toda esta região.
Porque o Património (material e imaterial) é de todos nós. Cabe-nos valorizá-lo/ promovê-lo. A Música, sabemo-lo é um instrumento privilegiado na Construção de Pontes entre culturas e povos , na Construção da Paz.
PROGRAMAÇÃO
Concerto de abertura – Festival Musas 2022
Entre as 20h30 e as 21h00 os bilhetes / reservas podem ser realizados no local IBÉRIA Museu P.O.R.O.S. Maestro Sérgio Alapont Fado ao Centro Orquestra Clássica do Centro Programa Manuel de Falla – El amor brujo (1925) – Suíte Introducción y Escena 1b. En la cueva; La noche 3.…
...Buracas do Casmilo – Concerto comentado
Concerto comentado por – Helena Freitas (Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, d iretora do Parque de Serralves) Com Regina Freire, soprano Fábio Fernandes*, guitarra clássica (* reside em Londres) Programa Siete canciones populares – M Falla Tres canciones populares – J. Rodrigo La neige – Tōru Takemitsu Come again – Dowland Flow my Tears…
...Visita guiada às Ruínas de Conimbriga
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De ODESSA a CONIMBRIGA
Ruínas de Conimbriga – Termas do Aqueduto De ODESSA a CONIMBRIGA Orquestra Clássica do Centro Tenor, Vladyslav Gorai* Soprano, Alina Tkachuk* Maestro Vyacheslav Chernukho-Volich ( Maestro Principal da Ópera de Odessa) * solistas Ópera de Odessa Programa G. Rossini – abertura da ópera “L’Italiana in Algeri” G. Donizetti – Elisir d’Amore, “Una furtiva lagrima” G.…
...Encontro com Vyacheslav Chernukho-Volich
Informação : alteração do local para Museu PO.RO.S – auditório / previsão de chuva / nr de inscrições não permite realizar o evento no interior do Museu Mon.de Conimbriga. Encontro com Vyacheslav Chernukho-Volich ( Maestro Principal da Ópera Nacional de Odessa) Vladyslav Gorai ( artista honorário da Ucrânia / solistas da Ópera Nacional de…
...Café – concerto
MUSEU POROS Café – concerto Comentador Mário Velindro ( Presidente da ISEC. Membro do Conselho Cultural da OCC) Ensemble Orquestra Clássica do Centro & Tenor, Vladyslav Gorai* Soprano, Alina Tkachuk* * solistas Ópera de Odessa Programa Bach-Gounod, “Ave Maria” C. Franck Panis Angelicus J.S. Bach «Bereite dir, Jesu» G. Donizetti, Una furtiva lagrima…
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