MUSAS
FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA
(5ª Edição)
7 | 28
s e t e m b r o
2 0 2 4
TEMA do Festival deste ano
ENCONTRO(s)
O “Musas – FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA nasce de uma parceria entre a Orquestra Clássica do Centro, o Município de Condeixa-a-Nova, o Museu Monográfico de Conimbriga Museu Nacional e o PO.RO.S. (Museu Portugal Romano).
Com este “Festival” pretendemos marcar Encontro com / no Património Cultural Material, Imaterial e também Natural, com o propósito (também) de contribuir para o sucesso da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da Unesco.
“Conimbriga – Cidade Romana e Território da Lusitânia Atlântica – exemplo de interação humana com o ambiente e centro cultural, artístico, viário e polo dinamizador do eixo da romanização no centro de Portugal” consta, como é de conhecimento público, da lista a Património Mundial pela Comissão Nacional da UNESCO
Classificada como monumento nacional, esta é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. São milhões os visitantes que por ali passaram ao longo dos últimos anos.
Falamos de Conimbriga, território do Município de Condeixa-a-Nova. Uma região que é um verdadeiro tesouro arqueológico, museológico e natural, mesmo no Centro do País. Promovê-la, dá-la a conhecer, são formas de valorizar, de sensibilizar para o respeito e preservação do nosso Património.
Todos sabemos que o património cultural está em estreita ligação com o turismo, que este é fonte de riqueza e de trabalho, gerador de desenvolvimento.
Também sabemos que por todo o Globo é preocupação de quem governa aproveitar os recursos naturais ou patrimoniais para ter uma economia mais competitiva, gerar um aumento do fluxo turístico nos territórios por si geridos, assim implementando o desenvolvimento.
A nossa Região e os que a administram não são, felizmente, exceção, daí que seja consensual entre nós que as riquezas culturais, históricas, artísticas, naturais e até profissionais da nossa região podem e devem ser consideradas não como recursos inacessíveis ou de difícil conservação, mas como recursos únicos de promoção de um território que é fundamental dar a conhecer e oferecer a um público que, mercê dos meios de informação atuais, está cada vez mais preparado para as fruir.
É pois também um dos nossos objetivos, com este Festival, apresentar uma programação onde se procura juntar no mesmo espaço,
O PATRIMÓNIO MUSICAL E OS PATRIMÓNIOS ARQUITETÓNICO, PAISAGÍSTICO E HISTÓRICO
A música sendo, de facto uma linguagem universal, permite-nos construir pontes entre culturas e áreas de saber diversificadas. Estamos convencidos, tal como Sócrates escreveu, que a “Cultura cria riqueza” e nos transforma em pessoas melhores, possibilitando a criação de elos de ligação/respeito com/pelos outros.
Pois é neste espaço único no país (e no Mundo) que marcamos Encontro, com a Cultura, com a Arte.
O Festival, na sua 5ª edição, irá decorrer
- Museu POROS
- Ruínas de Conimbriga
No programa deste ano destaque para
De 7 a 28 de setembro, assistiremos a Concertos (com orquestra na sua formação Clássica ou de Câmara) de música erudita e / ou popular além fronteiras, conferências, cafés – concertos, contos para os mais jovens, sem esquecer a boa gastronomia da região que também ela nos leva à época dos Romanos.
Um programa atrativo pelo conteúdo e pelos espaços onde terão lugar: Do Museu POROS em Condeixa – a -Nova às Ruínas de Conimbriga
Fica o Convite para quem quiser vir até Condeixa- a- Nova e aqui queira permanecer num período que ainda é de férias para muitos, aproveitando a boa acessibilidade, a sua centralidade, mas também o encanto e hospitalidade de toda esta região.
Porque o Património (material e imaterial) é de todos nós. Cabe-nos valorizá-lo/ promovê-lo.
Investir na Cultura é investir no futuro e num país mais rico e competitivo.
Conhecer para respeitar e valorizar.
Conhecer o passado para projetar o futuro num mundo que queremos melhor e necessariamente mais culto.
PROGRAMAÇÃO
MUSAS – CONCERTO DE ABERTURA PORTUGAL E A EUROPA
Orquestra Clássica do Centro Silvia Sequeira – Soprano Maestro Henrique Constância Obras de Joly Braga Santos, A. Bruckner e G. Puccini Programa Staccato Brilhante – Joly Braga Santos (1924 – 1988) Pastoral – joly Braga Santos (1924 – 1988) Peças para orquestra – A. Bruckner (1824 – 1896) Crisantemi – G. Puccini (1858 -1924)…
...MUSAS – ENCONTROS CULTURAIS DE ROMA À PÉRSIA
Comentários de Vitor Dias Musica Tradicional Iraniana Vahid Rasouli, Setar e Tar Ezat Memari, Voz Prova Gastronómica Iraniana ...
MUSAS – À DESCOBERTA DO VALE NORTE /CONÍMBRIGA
Visita orientada – Ruínas de Conímbriga ...
MUSAS – “A Te” MASCAGNI, PUCCINI, CATALANI, MORRICONE E FRAGOSO
Ensemble da Orquestra Clássica do Centro Massimo Salotti, Piano Katerina Kotsou, Soprano Dario Prola, Tenor Parceria com o Circolo “Amici Della Musica” Alfredo Catalani ...
MUSAS – QUARTA CAMPANHA ARQUELÓGICA NO VALE NORTE DE CONÍMBRIGA
Novas Descobertas Intervenientes: Ricardo Costeira da Silva José Ruivo Virgílio Hipólito Correia Vítor Dias ...
MUSAS – CONCERTO COMENTADO “CAMÕES & A LÍNGUA PORTUGUESA”
Duo Harpa e Voz Marina Pacheco, Soprano Ana Aroso, Harpa ...
MUSAS – À DESCOBERTA DO VALE NORTE /CONÍMBRIGA
Visita orientada – Ruínas de Conímbriga ...
MUSAS – “ABRIL” CAFÉ CONCERTO
Trio de Sopros Orquestra Clássica do Centro & Cooperativa Bonifrates ...
MUSAS – ENCONTRO COM PROF.DR. DAVID MAGALHÃES* “A PERENIDADE DO DIREITO ROMANO”
* Professor Auxiliar Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Investigador do Instituto de Investigação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra ...
MUSAS – CONCERTO DE ENCERRAMENTO ENCONTRO COM A MÚSICA NO TEATRO
Orquestra Clássica do Centro Coro Essence Voices Maestro Henrique Constância ...