fbpx

30 Anos José Afonso

ENCONTROS  “Insisto não ser Tristeza” –   30 Anos José Afonso

No ano em que se comemora o 30º aniversário da morte de Zeca Afonso, a OCC e a AJA – Núcleo de Coimbra associam-se às iniciativas que por todo o País se estão a realizar, sob o mote “ Insisto não ser Tristeza”.

No dia 11 de Março realizou-se um ENCONTRO que teve a apresentação/moderação do jornalista Jorge Castilho e em que estiveram presentes Francisco Fanhais (músico e presidente da Direção da AJA), Emília Cabral Martins (presidente da Direção da OCC), Deolinda Portelinha (médica) e Rui Pato (músico e médico). Durante o encontro foi também inaugurada a exposição “Insisto não ser Tristeza” no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra, tendo as duas associações assinado um protocolo com o propósito de promover a cooperação entre ambas as instituições.

O espaço foi pequeno para acolher todos os que se deslocaram ao Pavilhão Centro de Portugal nesse dia.

Encontro com Amigos do Zeca em Coimbra

As duas associações anunciaram também o programa das próximas actividades previstas, sendo o próximo espectáculo já no dia 26 de Maio pelas  21h30 no Pavilhão Centro de Portugal.

Neste dia marcamos mais um ” Encontro com Amigos do Zeca em Coimbra“. A presença de Octávio Sérgio e Rui Pato, que acompanharam José Afonso, é um dos principais destaques deste evento.

Participam ainda :

  • Grupo ” Raízes de Coimbra»
  • Antonio Ataíde e Rui Pato
  • Grupo ” Segue-me à Capela»
  • Choral Poliphonico  de Coimbra

A apresentação estará a cargo de João Maria André

Lembramos que :

  • Sendo a OCC parceira nestas iniciativas, não poderia deixar de marcar “Encontro” com a sua Orquestra. Contando com a participação de João Afonso, realizaremos um Concerto no mês de Setembro em dia e local a anunciar oportunamente. A direcção do concerto será de José Eduardo Gomes, maestro titular da OCC.
  • Estão também abertas as inscrições a Jovens Músicos que queiram interpretar a música de José Afonso. As propostas para interpretações a solo ou em grupo, com completa liberdade no que respeita ao estilo musical, têm como prazo de inscrição o dia 5 de maio. Da inscrição deve constar a identificação do grupo(s) / interprete(s) , o programa proposto (obras a interpretar) e, no caso de composições/orquestrações para orquestra, estas deverão ter em conta a constituição habitual da OCC. Não há contrapartidas pecuniárias associadas à participação. A organização fará a selecção e promoção do(s) espetáculo(s).No caso das composições para orquestra, as obras selecionadas serão interpretadas num dos programas a realizar pela OCC.

Entrega das inscrições

(até ao dia 5 de Maio de 2017): deverão ser enviadas para o e.mail: occ@orquestraclassicadocentro.org
ou Orquestra Clássica do Centro | Pavilhão Centro de Portugal | Av da Lousã | 3030-476 Coimbra | Tlm 916 994 160

Como é bem conhecido José Afonso teve, ao longo da sua vida, uma relação profunda com Coimbra, a sua música e, essencialmente, com pessoas da nossa cidade. É por isso que teremos todo o gosto em recolher depoimentos de quem com ele partilhou amizade, colaborações ou mesmo vivências nas suas passagens por Coimbra e que tenha gosto em partilhar essas experiências, através de gravações. Os contactos para tal são os da OCC acima indicados.

Honre-nos com a sua presença!

A organização

Associação José Afonso – Núcleo de Coimbra
Associação Orquestra Clássica do Centro

<