fbpx

A Música como construtora de Pontes Culturais

Resultante de uma cooperação entre a Orquestra Clássica do Centro e a DeutschKammerphilarmonie, e com o apoio da Embaixada Alemã em Portugal, realizar-se-ão  no mês de Novembro  concertos na Alemanha nos dias e locais a saber : 

  • 20 novembro 2019, 19:30 em Rathaus Hall Egeln
  • 21 de novembro , 19:00 Igreja de São Paulo, Magdeburgo
  • 22 de novembro de 2019, 19:30 Dr.-Tolberg-Saal, Schönebeck-Bad Salzelmen

A Música permite  a  construção de  Pontes que aproximam Povos e  culturas. 

Esta parceria significa isso mesmo. 

Levamos músicos e  compositores de Coimbra como  Carlos Seixas ou  Sérgio Azevedo ( do Sec XVIII à atualidade).  

De Carlos Seixas, natural de Coimbra (1704 – 1742) interpretaremos o Concerto em Lá M e de  Sérgio Azevedo (um dos compositores referência da música portuguesa contemporânea) apresentamos em estreia Mundial a obra  ” Três Canções Populares Portuguesas” para orquestra e soprano. 

Será ainda  apresentado um reportório  inspirado na música e com a interpretação de um instrumento tradicional tão português –  Guitarra Portuguesa, aqui instrumento solista, com a presença de Artur Caldeira que é também autor das Orquestrações de “Verdes Anos” e “Dança Palaciana” de Carlos Paredes ou  Romagem à Lapa de  Luís Goes (que nos  trazem  as sonoridades de Coimbra)  ou ainda o Fado Madragoa (sons  de Lisboa) . 

Nesta  colaboração / parceria entre orquestras não podiam deixar de constar do programa compositores  de todos os tempos como Mozart   “Ach ich fühl’s”  ou  Lehár “Meine Lippen” interpretados pela Soprano  Marina Pacheco, sem esquecer o compositor alemão que assinala em 2020 o seu 250º aniversário de nascimento –  L. V. Beethoven. De Beethoven Pedro Carvalho – Violinista e  Concertino da OCC  irá interpretar o  Romance for Violin and Orchestra No. 2 in F

  • Violin, Pedro Cavalho
  • Guitarra Portuguesa und Guitarra Clássica, Artur Caldeira
  • Sopran, Marina Pacheco
  • Mitteldeutsche Kammerphilharmonie Schönebeck

     Maestro  Jan Michael Horstmann

<