A associação Orquestra Clássica do Centro com apoio da Livraria Almedina criou o PRÉMIO FRANCISCO MARTINS, que foi anunciado em Outubro de 2015.
“Perpetuar a obra e o nome de Francisco Martins é uma forma de respeitar a música e dignificar a nossa cultura. ” – Emília Cabral Martins, Presidente da direcção da associação Orquestra Clássica do Centro.
Este prémio atribuirá anualmente o montante de mil euros à composição vencedora. Com este prémio pretendemos não só perpetuar o nome do intérprete e compositor Francisco Martins, como promover valores musicais na área da composição, com a preocupação de incentivar e dar a conhecer novas obras que enriqueçam o património bibliográfico musical.
Além do valor pecuniário atribuído (mil euros) far-se-à a promoção das obras que forem premiadas através da sua apresentação pela OCC e a sua publicação pela editora AVA. Do júri fazem parte Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e o Maestro titular da OCC José Eduardo Gomes.
O Prémio tem ainda o apoio da ASCENDUM e da Antena 2.
Em 1 de Dezembro de 2016 apresentaremos o regulamento do concurso para a 1ª Edição a realizar em 2017, num dia em que homenageamos um compositor natural de Coimbra: Sérgio Azevedo.
Simbolicamente ser-lhe-à entregue o 1º Prémio / 2016, significando com este ato, um ano zero neste concurso. Sérgio Azevedo é o exemplo de um compositor português reconhecido, querendo esta entrega significar o reconhecimento bem como o incentivo para jovens compositores. Além da apresentação do regulamento e prazos deste concurso será realizado um concerto em sua homenagem pela Orquestra Clássica do Centro sob a direção de José Eduardo Gomes.
No ano em que a OCC celebra o seu 15º aniversário, junta neste dia também alguns dos seus ” amigos” e entidades apoiantes com quem tem protocolos celebrados. Por essa razão o evento terá lugar no auditório do ISCAC e tem o apoio da Bluepharma e da ASCENDUM.
Dia 1 de Dezembro pelas 17h30, em Coimbra no auditório do ISCAC – Coimbra Bussiness Scchool.
Programa :
1ª Parte –
. Evocação de Francisco Martins
. Apresentação do juri e regulamento do concurso
. Homenagem a Sérgio Azevedo
2ª Parte
Concerto
Orquestra Clássica do Centro
Maestro José Eduardo Gomes
. Marcos de Portugal – Il Duca di Foix – Abertura
. Sérgio Azevedo – Seixiana
. Mozart – Sinfonia Haffner
Sérgio Azevedo, compositor
Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluíu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “United Nations Prize”, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em mais de 30 CD’s. Publicou dois livros, “A Invenção dos Sons” e “Olga Prats – Um Piano Singular”, escreve para “The New Grove Dictionary of Music and Musicians” e criou ainda vários programas para a RDP – Antena 2. Sérgio Azevedo é Doutorado pela Universidade do Minho e, desde 1993, professor de Composição e Orquestração na ESML. A sua música é publicada pela AVA – Musical Editions (www.editions-ava.com).
Lista selectiva de obras:
Aspetto (quinteto de sopros) 1996 (Prémio de Composição Fernando Lopes-Graça, Cascais 1996)
Atlas’ Journey (15 instrumentistas) 1998 (encomenda do Nouvel Ensemble Moderne)
Keep Going (orquestra) 1998
Concerto para Dois Pianos e Orquestra 1999-2003 (encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian)
Suite Concertante (flauta e orquestra de cordas) 2003 (encomenda do Festival de Música de Leiria)
Berliner Trio (clarinete, violoncelo e piano) 2006 (encomenda do Trio Mediterrain)
História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a Voar (conto musical para crianças sobre texto de Luís Sepúlveda, narrador e 18 instrumentistas) 2009 (encomenda da AMVC)
Concerto para Piano (piano e orquestra) 2010 (encomenda do CCB)
Erasing Mahler (orquestra) 2012 (encomenda de Guimarães – Capital da Cultura 2012)
Concerto para Clarinete (clarinete e orquestra) (encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian) 2001-13
Concerto para Flauta (flauta e orquestra) 2016
”. A OCC tem promovido e acarinhado estes e muitos outros eventos culturais (…), contribuindo para a divulgação da Música da nossa Cidade.
A todos agradeço estes momentos felizes que me proporcionaram.”
Francisco Martins (Coimbra 2012)
Mundo das Ilusões
Cavalguei um raio de luz até ao infinito
Misturei-me com as constelações
Penetrei nos aneis de Saturno
Meti-me em todos os vulcões
Pesquizei o fundo dos mares
Entrei na órbita dos corações
Mas a verdade só a encontrei
No “ Mundo das Ilusões”.
Francisco Martins