JARDIM JAZZ & Quarteto de Cordas Orquestra Clássica do Centro
Coimbra 16 Fevereiro 2019
Pavilhão Centro de Portugal | 21h30
O grupo JARDIM JAZZ tem a sua sede em Orléans – França e é constituído por músicos franceses e portugueses. Pelo segundo ano consecutivo trazem a Coimbra o espectáculo “TRIBUTO A JOSÉ AFONSO” numa colaboração com a associação AJA. – núcleo de Coimbra e a OCC.
Concebido para aproximar o público francês da música e da poesia de JOSÉ AFONSO, o espectáculo proporciona um encontro com a voz da jovem soprano MARIANA FABIÃO com arranjos em tons jazzísticos. Centrado em torno de algumas das canções mais emblemáticas de Zeca Afonso, o espectáculo leva-nos, também, ao encontro de Jean-François DARS, eminente documentarista e fotógrafo, através da projecção de um conjunto de fotografias, a preto e branco, mostrando manifestações e revoltas em diversas partes do mundo (de Nova Iorque a Paris, do Irão ao Iraque).
Trata-se, pois, de uma instalação artística contemporânea, multifacetada e onde será lida uma carta de Pierre LÉGLISE-COSTA, que conviveu com Zeca Afonso.
Esta criação pretende realçar a universalidade e a intemporalidade da obra de José Afonso, desta vez ousando a aproximação à música clássica.
“Propomos à OCC ( Orquestra Clássica do Centro ) uma simbiose estimulante provando, assim, que a música de José Afonso desafia e desconstrói rótulos e espartilhos .
O nosso encontro em Coimbra com a OCC é muito importante pois em Outubro de 2019 estaremos juntos em Paris para apresentar dois concertos. » José Inácio, Jardim Jazz
O Jardim Jazz Conta com o apoio do Instituto Camões e da Maison du Portugal André de Gouveia – Cité Internationale Universitaire de Paris.