edição 2021
A Associação Orquestra Clássica do Centro, com o apoio da ASCENDUM, da AVA – Musical Editions, da RTP – Antena 2, da DGArtes e Município de Coimbra, promove em 2021 a 5ª edição do “PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO FRANCISCO MARTINS”, como forma de perpetuar a sua obra, valorizando a música e dignificando a nossa cultura.
“Gestos Ritualísticos”, apresentado à 5ª Edição do Prémio de Composição Francisco Martins, de Vasco G. R. Martins, recebe uma Menção Honrosa e a sua interpretação em concerto pela Orquestra Clássica do Centro.
O Prémio de Composição Francisco Martins, cujo júri é constituído por Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Dimitris Andrikopoulos, tem o valor monetário de mil euros e a edição em partitura pela AVA – Musical Editions, para além da inclusão da obra no repertório da Orquestra Clássica do Centro.
Na presente edição não foi atribuído o 1º Prémio.
O Prémio de Composição Francisco Martins, instituído pela Orquestra Clássica do Centro (OCC) pretende, não só perpetuar o nome do intérprete e compositor Francisco Martins, como promover valores musicais na área da composição, com a preocupação de incentivar a produção musical e dar a conhecer novas obras que enriqueçam o património bibliográfico musical.
Sobre a Menção Honrosa – 2021
Vasco Martins é natural de Mirandela, cidade onde concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão (ESPROARTE). Trabalhou com maestros como José Eduardo Gomes e Jan Wierzba e com solistas como Dora Rodrigues, Sofia Escobar ou Vasco Alves. Aos 16 anos inicia a sua atividade como compositor com a orientação do professor Diogo Silva, ingressando na Licenciatura em Composição na Universidade de Évora, onde estudou sob a orientação dos professores Christopher Bochmann, Hugo Ribeiro e Pedro Amaral. Frequentou masterclasses com os professores Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim e Luis Naón. Venceu o 3º prémio no Prémio de Composição Acordeão 2021 da Associação Folesfest.
