“VELA 6911 | Victor Gama” 🗓 🗺

“Vela 6911” é um concerto multimédia baseado no diário de uma oficial da marinha da África do Sul, a tenente Lindsey Rooke, e a sua participação num teste secreto de armas nucleares. Realizado, em 1979, na costa da Antártida, o teste com o nome Vela foi detetado por um satélite americano, confirmando a existência de uma potência militar, que envolvia toda a região do sul do continente africano num conflito de ‘guerra fria’ de finais dos anos 70 e 80 do século XX.
No diário de Lindsey Rooke, transparece a contradição que a oficial vivia entre o amor pela natureza e a missão em que participava. Vela deixou atrás de si um rasto de devastação e contaminação radioativa num dos habitats mais primitivos e protegidos do planeta.
A partitura de “Vela 6911” liga-se a uma projeção de vídeo que é apresentada ao longo de todo o concerto. As imagens foram captadas na Antártida, seguindo a descrições do diário. durante o trabalho de campo realizado por Victor Gama e a sua equipa.
“Vela 6911” estreou no Harris Theater de Chicago, em março de 2012, como parte da programação do ciclo de concertos “MusicNow” da CSO. A peça foi uma encomenda da Chicago Symphony Orchestra e MusicNow, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Notícias
Convento São Francisco Avenida da Guarda Inglesa, nº 1 A 3040 193 Santa Clara, Coimbra Map