Concerto Homenagem – Alexandre Linhares Furtado
Alexandre Linhares Furtado – UM GÉNIO SEM TEMPO, UM entre os MAIORES
O primeiro transplante de órgãos vitais em Portugal foi realizadono dia 20 de julho por Alexandre Linhares Furtado realizou, assinalamos pois o 55.º aniversário (1969 – 1924)
No mesmo dia em que o homem pisou a Lua – 20 de julho de 1969 – o Prof Doutor Alexandre Linhares Furtado realizou, em Coimbra, o primeiro transplante de órgãos vitais em Portugal, lançando as bases de uma nova era na medicina portuguesa.
Para assinalar esse feito, a Associação Orquestra Clássica do Centro, que o tem como Presidente da sua Assembleia- Geral, vai realizar um Concerto de Homenagem a tão distinta figura, no dia 20 de julho de 2024.
Esta será apenas a primeira das iniciativas a concretizar durante o ano.
Nos próximos dias divulgaremos a constituição da Comissão de Honra desta Homenagem bem como o programa a apresentar dia 20 de julho, pela Direção da OCC e Comissão Organizadora.
Daremos, assim, início às celebrações, que se prolongarão por um ano, em reconhecimento da sua obra notável e única, que colocou a cidade e o país no centro das atenções a nível mundial.
Citamos a este propósito, Ludwig van Beethoven quando escreve “Ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio: Daqui não passarás!” O Prof. Alexandre Linhares Furtado é de facto um génio Sem Tempo, sem barreiras, sem fronteiras. Saibamos merecê-lo ! Emília Cabral Martins (Presidente da Direção da Associação Orquestra Clássica do Centro)
“Na ciência procuram-se a um tempo novas aquisições e novos conceitos, mas o balanço final, não sendo seguramente o somatório aritmético de todas esta dinâmica permanente, resulta num alargamento impressionante dos horizontes, com infinitas potencialidades de exploração.” Linhares Furtado
“Alexandre Linhares Furtado é, pelo que foi a sua vida, um herói da Medicina, de grande sabedoria e com fundos laivos de génio. Fica na História da Medicina Portuguesa com um nome entre os maiores!” Levi Guerra médico; Prof. Catedrático de Medicina, jubilado, U Porto
“Linhares Furtado é o melhor cirurgião português que conheci na minha época”, Celestino da Costa, Prof Catedrático jubilado de Cirurgia Fac Medicina da Univ de Lisboa
“Quando à inteligência se junta a sensibilidade e às 2 essa forma de grandeza que dá pelo nome de solidariedade humana, o produto é um cidadão de referência, é um ser humano exemplar.” Dr António Almeida Santos
Programa
Sinfonia n.º 9, em Mi menor, op. 95, Do Novo Mundo – Antonín Dvořák ( 1841-1904)
1. Adagio – Allegro molto
2. Largo
3. –Scherzo: Molto vivace
4. Allegro con fuoco
Un‘ aura amorosa. ( Aria da ópera “Così fan tutte”) – Wolfgang Amadeus Mozart. (1756-1791).–
Occhi di fata – Luigi Denza (1846 -1922) / arrj Ana Paula Andrade
Olhos negros – Tradicional . Açoriana / Arranj Ana Paula Andrade-
Balada da Despedida – Fernando Machado Soares ( 1930-2014) / Arrj Pedro Carvalho –
Coimbra – Raúl Ferrão ( 1890-1953) / Arrj Pedro Carvalho
Orquestra Clássica do Centro
Marcelo Alexandre, tenor
Helena Castro, soprano
Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Coro de pais e encarregados de educação da EACMC
Choral Poliphónico Coimbra
Coro do Conservatório Regional de Coimbra
Maestro Henrique Constância
Outras informações : 916994160