fbpx

Concerto Homenagem – Alexandre Linhares Furtado

Concerto Homenagem – Alexandre Linhares Furtado

Alexandre Linhares Furtado – UM GÉNIO SEM TEMPO, UM entre os MAIORES

O primeiro transplante de órgãos vitais em Portugal foi realizadono dia 20 de julho por Alexandre Linhares Furtado realizou, assinalamos pois o 55.º aniversário (1969 – 1924)

No mesmo dia em que o homem pisou a Lua – 20 de julho de 1969 – o Prof Doutor Alexandre Linhares Furtado realizou, em Coimbra, o primeiro transplante de órgãos vitais em Portugal, lançando as bases de uma nova era na medicina portuguesa.

Para assinalar esse feito, a Associação Orquestra Clássica do Centro, que o tem como Presidente da sua Assembleia- Geral, vai realizar um Concerto de Homenagem a tão distinta figura, no dia 20 de julho de 2024.

Esta será apenas a primeira das iniciativas a concretizar durante o ano.

Nos próximos dias divulgaremos a constituição da Comissão de Honra desta Homenagem bem como o programa a apresentar dia 20 de julho, pela Direção da OCC e Comissão Organizadora.

Daremos, assim, início às celebrações, que se prolongarão por um ano, em reconhecimento da sua obra notável e única, que colocou a cidade e o país no centro das atenções a nível mundial.
Citamos a este propósito, Ludwig van Beethoven quando escreve “Ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio: Daqui não passarás!” O Prof. Alexandre Linhares Furtado é de facto um génio Sem Tempo, sem barreiras, sem fronteiras. Saibamos merecê-lo ! Emília Cabral Martins (Presidente da Direção da Associação Orquestra Clássica do Centro)

“Na ciência procuram-se a um tempo novas aquisições e novos conceitos, mas o balanço final, não sendo seguramente o somatório aritmético de todas esta dinâmica permanente, resulta num alargamento impressionante dos horizontes, com infinitas potencialidades de exploração.” Linhares Furtado

“Alexandre Linhares Furtado é, pelo que foi a sua vida, um herói da Medicina, de grande sabedoria e com fundos laivos de génio. Fica na História da Medicina Portuguesa com um nome entre os maiores!” Levi Guerra médico; Prof. Catedrático de Medicina, jubilado, U Porto

“Linhares Furtado é o melhor cirurgião português que conheci na minha época”, Celestino da Costa, Prof Catedrático jubilado de Cirurgia Fac Medicina da Univ de Lisboa

“Quando à inteligência se junta a sensibilidade e às 2 essa forma de grandeza que dá pelo nome de solidariedade humana, o produto é um cidadão de referência, é um ser humano exemplar.” Dr António Almeida Santos


Programa

 

Sinfonia n.º 9, em Mi menor, op. 95,  Do Novo Mundo – Antonín Dvořák ( 1841-1904)  
1. Adagio – Allegro molto
2. Largo
3. –Scherzo: Molto vivace
4. Allegro con fuoco

Un‘ aura amorosa. ( Aria da ópera “Così fan tutte”) – Wolfgang Amadeus Mozart. (1756-1791).

Occhi di fata  – Luigi Denza (1846  -1922) / arrj    Ana Paula Andrade

 

Olhos negros – Tradicional . Açoriana / Arranj Ana Paula Andrade-

Balada da Despedida – Fernando Machado Soares ( 1930-2014) / Arrj Pedro Carvalho  –

 

Coimbra – Raúl Ferrão ( 1890-1953) / Arrj Pedro Carvalho

 

 

Orquestra Clássica do Centro

Marcelo Alexandre, tenor

Helena Castro, soprano

 

Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra

Coro de pais e encarregados de educação da EACMC

Choral Poliphónico  Coimbra

Coro do Conservatório Regional de Coimbra

 

Maestro Henrique Constância

 


Outras informações : 916994160

 

  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

Data

Jul 20 2024
Ongoing...

Hora

20:30

Local Time

  • Timezone: Europe/Lisbon
  • Data: Jul 20 2024
  • Time: 20:30

Mais informação

Reserva lugares

Local

Pavilhão Centro de Portugal
Coimbra
Categorias
Reserva lugares
QR Code
<