fbpx

Concerto Sé Nova Coimbra, 11 Junho 2021

Concerto Sé Nova Coimbra, 11 Junho 2021

Orquestra Clássica do Centro

Maria Sá* – Violino
Ana Clara Sousa* – Flauta
Maestro José Eduardo Gomes
Comentário – Pedro Miranda

 

* Vencedores do concurso Jovens Músicos 2019

Introdução e Rondó Capriccioso – Camille de Saint Saëns – Maria Sá*
Concerto para flauta nº 2 em Ré M – Wolfganag Amadeus Mozart – Ana Clara Sousa*
Sinfonia n.° 8, Em Fá Maior, Opus 93 – Ludwig van Beethoven

 

 

Ana Clara Sousa
iniciou os seus estudos musicais em flauta em 2010 na Academia de Música de Paços de Brandão na classe da professora Carla Rodrigues. Finalizou o 8º grau dos seus estudos com as mais altas classificações. Atualmente frequenta a Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do professor Nuno Inácio. É bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Participou em várias masterclasses de flauta com professores como Mario Caroli, Nuno Inácio, Paulo Barros, Ana Maria Ribeiro, Angelina Rodrigues, Gil Magalhães, Francisco Barbosa, Raquel Lima e masterclass de piccolo com Jerica Pavli e Ana Catarina Costa, entre outros.

Atualmente é membro da Banda Sinfónica da Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca e da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, ambas dirigidas pelo Maestro Paulo Martins, integra a Jovem Orquestra Portuguesa dirigida pelo Maestro Pedro Carneiro. Coopera assiduamente com a Banda de Música de São João da Madeira com o Maestro José Belinha. Em estágios de orquestra e outros concertos, trabalhou ainda com maestros como Douglas Bostock, David Maslanka, André Granjo, Alberto Roque, Hélder Tavares e Dinis Sousa.

Atuou em vários Festivais de Música como o World Congress “WASBE” in Teatro Montecarlo in Buñol, Valência, Festival de Bandas de Música da Cidade de Manises, em Valência, Espanha; XI e XII Festival Hispano-Luso de Bandas de Música y Ensembles de Viento in Zamora, Espanha; X Festival de Música e Artes do Dão; 41.º Festival Internacional de Música de Verão de Paços de Brandão, entre outros.

É laureada de concursos como Paços Premium, Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro das Terras de La Salette e Dias da Flauta da EMNSC. Em 2019, foi galardoada com o primeiro prémio, nível médio, do Prémio Jovens Músicos, onde teve a oportunidade de tocar a solo com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigida pelo Maestro José Eduardo Gomes.

 

Maria Reis Sá,
nascida em dezembro de 2004, iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música A Pauta no Porto aos 4 anos de idade seguindo o método Suzuki. Iniciou a formação com a Professora Joana Jesus e recebeu os primeiros prémios no Concurso Nacional de Fátima (2012) e no Concurso Capela (2014). Ainda em 2014 começou a estudar com o Professor José Paulo Jesus e desde então já obteve vários 1º prémio em concursos nacionais e internacionais: Elisa de Sousa Pedroso (Vila Real) em 2015, cidade do Porto em 2016, cidade de Vigo (Espanha) em 2016, Vasco Barbosa (Lisboa) categoria pré-juvenil em 2017, cidade do Fundão em 2018, Vasco Barbosa categoria juvenil em 2019 e, finalmente, o Prémio Jovens Músicos também em 2019. Acrescentou a estes prémios o troféu Elisa de Sousa Pedroso em 2015, o troféu Carlos Fontes em 2016 e no ano passado (2020) na Alemanha o prémio Bruno Frey – Pädagogischer Musikpreis.

Fez masterclasses com Evandra Gonçalves, Benjamin Schmid, Gerardo Ribeiro, James Dalhgren, Joseph Swensen e Yuri Zhislin. Tocou como solista com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Vigo, Orquestra Camerata Atlântica e a Orquestra Gulbenkian. Desde novembro de 2017 é violinista da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP).

 

 

 


Entrada gratuita
sujeita a reserva de bilhetes : www.orquestraclassicadocentro.org / presencialmente – Pavilhão Centro de Portugal – a partir do dia 07 de junho, 14h30


 

The event is finished.

Data

Jun 11 2021
Expired!

Hora

21:00

Mais informação

Reserva Bilhetes

Local

Sé Nova , Coimbra
Coimbra
Categorias

Organizador

Orquestra Clássica do Centro
Reserva Bilhetes
QR Code
<