fbpx

Cabo Verde: OCC acolhe em Coimbra centro de transcrição musical

Na Cidade da Praia, a OCC teve três atuações, duas com o seu quarteto de cordas, no concerto de apresentação da ONCV, dia 21, e a 22, na Casa da Música, da Universidade Pública de Cabo Verde, interpretando, entre outros, temas do compositor cabo-verdiano Vasco Martins e do conimbricense Francisco Martins
No concerto de estreia da Orquestra Nacional de Cabo Verde, que encheu por completo o Salão Nobre do Palácio da Assembleia Nacional, os sete músicos portugueses juntaram-se a três luxemburgueses e a nacionais, com alguns membros da banda militar, e onde se destacavam Bau, Voginha, Tei e Humbertona.
Para esse concerto David Lloy concebeu os arranjos para a conhecida morna “Sôdade”, imortalizada por Cesária Évora, que foi acompanhada interpretada pelos 28 músicos integrantes da orquestra e um coro, e constituiu um momento alto da noite, ao encerrar o espetáculo.
Apesar de pouco familiarizado com atuações de grupos e orquestras clássicas, o público cabo-verdiano aderiu intensamente ao programa do quarteto de cordas da OCC e vibrou com as adaptações para orquestra de mornas como “Praia Maria”, “Raquel”, “Flor Formosa” e “Sôdade”.

A estreia tornou-se também uma ato político da maior relevância, presenciado pelo corpo diplomático acreditado no país. Antes da atuação discursaram o Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, e o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que disse tratar-se de um momento histórico, que torna o arquipélago “cada vez mais uma República”.
http://www.governo.cv/index.php/noticias/5392-pm-exalta-grandiosidade-do-nascimento-da-orquestra-nacional
Com a participação na fundação da Orquestra Nacional de Cabo Verde a OCC vai desenvolver um profícuo trabalho conjunto, quer em concertos, quer na formação de músicos. De acordo com Emília Martins da Direcção é já nos próximos dias o violinista cabo-verdiano Hilário Martins vai começar um estágio com a OCC. É o continuar de um trabalho / colaboração que não é de agora nem terminou com esta apresentação . Esta apresentação foi histórica para Cabo Verde mas também para a OCC que mais do que colaborar, integra a Orquestra Nacional de CB. É com imensa satisfação e mesmo orgulho que realçamos o momento importante e significativo nas relações bilaterais entre Portugal e Cabo Verde, através da Cultura, protagonizado pela Orquestra Clássica do centro através da sua deslocação àquele País. A OCC encara com alegria e a maior seriedade a proposta do Sr. Ministro da Cultura de Cabo Verde para acolher um “Centro de Transcrição Musical” em Coimbra . Este é de facto um grande e ambicioso projeto que fortelacerá essa irmandade de países e povos, que se quer respeitadora das diversidades culturais, linguísticas e de expressões artísticas, mas que oceanos e afetos mantêm indissociavelmente ligados.

*A Orquestra Clássica do Centro tem o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<