fbpx

OCC em Cabo Verde

A OCC regressou este fim-de-semana a Coimbra depois de participar no acontecimento histórico de fundação da Orquestra Nacional de Cabo Verde (ONCV), que se apresentou ao público no passado dia 21, na Cidade da Praia, capital do país, assinalando também o Dia Mundial da Diversidade Cultural.
O ato remeteu para a matriz que o Governo cabo-verdiano almeja para a sua orquestra, de diversidade musical, em que a cultura e instrumentos tradicionais se conjuguem com o património universal e os executantes da música clássica.
Com a criação do centro de transcrição em Coimbra, o Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, pretende fazer com que a música cabo-verdiana, também ela marcada pela oralidade, possa mais facilmente ser interpretada internacionalmente, ao ficar registada em partitura.
A Orquestra Clássica do Centro (OCC) partiu para Cabo Verde no passado dia 17, para preparar com músicos cabo-verdianos a estreia da Orquestra Nacional. Simbolicamente, reconhecido pelo contributo, o Ministro da Cultura declarou os músicos da OCC fundadores e membros da Orquestra Nacional de Cabo Verde. Igualmente atribuiu o título de Maestro Honorário da ONCV a David Lloyd, diretor artístico e maestro da orquestra de Coimbra.

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<